08/09/2010

O todo poderoso Zeus

Monte Olimpo: Depois que os deuses e os Titãs entraram em conflito, os três deuses mais poderosos dividiram o cosmos – Posêidon ficou com o mar, Hades com o mundo subterrâneo e Zeus com o céu. Zeus escolheu o Olimpo para sua morada e ali foram viver doze dos principais deuses e deusas. O Olimpo é a montanha mais alta da Grécia. Tão alta que vive coberta de nuvens. Ali vive Zeus, o deus dos deuses e mais doze deuses. Seis homens e seis mulheres. Os doze olímpicos não envelhecem nunca. Nem morrem.

Zeus: Filho caçula dos Titãs Cronos e Réia, Zeus, munido do raio, presente dos ciclopes, lutou contra os Titãs numa guerra de dez anos e tornou-se rei dos deuses, assumindo o lugar do seu pai. Vivia no monte Olimpo, de onde governava os deus e os mortais, assegurando a justiça e presidindo a ordem social. Em seus domínios, os céus, Zeus fixava a ordem das estações e o curso das estrelas. Ele teve três esposas – Metis, Têmis e Hera – e muitos casos com deusas, ninfas e mulheres mortais. Zeus se alimentava de néctar e ambrosia. Por isso, gozam de três privilégios. Um: a invulnerabilidade. Ninguém os pega. Outra: a juventude eterna. Nunca ficam velhos. A última: a imortalidade. Não morrem jamais.


30/08/2010

Diálogo

ISAK BORG: Onde está ela?
HOMEM: Desapareceu. Desapareceram todos. Não nota este silêncio? Foi tudo eliminado cirurgicamente. Uma obra prima cirúrgica. Sem dor, nem sangue.
ISAK BORG: Que silêncio.
HOMEM: Êxito total, Professor.
ISAK BORG: E o castigo?
HOMEM: Não sei. O de sempre, suponho.
ISAK BORG: O de sempre?
HOMEM: Claro. A solidão.
ISAK BORG: A solidão?
HOMEM: Exactamente. A solidão.
ISAK BORG: Não há clemência?
HOMEM: Não me pergunte. Não sei nada.

26/08/2010

Sobre a estética da existência.

É escrita uma lei . A aplicação desta lei produz organização. Esta organização permite que se possa administrar, a administração é econômica sempre Pode-se administrar uma cidade e um individuo. Quando acontece no individuo, esta administração de si, produzirá autonomia. Autonomia é o poder de se governar, estar livre para pensar. Esta liberdade de pensamento, autonomia, produz uma vida bela. Dirigir a própria vida é a maior capacidade do homem. Estar capaz disto nos faz ver a existência enquanto arte. Assim disse Michel Foucault de uma aluna: Prof ... escreve mais devagar que estou com torcicolo na mão ...

Ascese

O cerne da vida é a harmonia. Nada é estático, tudo é fluxo.
O objetivo da vida é a busca. Nada mais
O segredo da vida é nunca encontrar.

Não se satisfaça por estar onde está.
A mente engana, o coração perturba.

É seu dever vencer o hábito, a preguiça e a necessidade.
O dinheiro é ponte, não é objetivo.

Você é todos:
seus ascendentes e descendentes,
as raças, civilizações, o Universo,
São você.

Não existe amizade ou amor,
Existe cumplicidade e companheirismo,

O tempo não existe,
Nada existe,
só existe a vida –
o intervalo entre o abismo de trevas que viemos (útero) para o qual voltaremos (sepultura)

Sempre há tempo se há ação...
Força para enfrentar esses dias difíceis.
Haja com a alma - A mente engana, o coração perturba.

Meus dias ...

25 de agosto de 2010. Não sei se o que estou fazendo é o ideal, nem lembro se o que eu vivo agora é o que eu desejava viver. Gosto do que faço. Sou do tipo iludido. Corro atrás de sonhos. Tipo utópico. Acredito na salvação e não consigo me salvar. Tendo ao perfeccionismo. Estressado. Sou míope. Não da mente; dos olhos. Isso é muito ruim porque não dá pra nadar direito. É ruim também quando você perde os óculos. Por conta da miopia eu leio bastante. E gosto de ler. Daí eu fico inventando personagens das leituras que faço. Meio louco isso né... Sou muito capaz também, tenho uma boa coordenação motora. Uma boa mira e uma filosofia: tudo tende a evolução.

23/07/2010

uma reflexão

Uma reflexão:

Eu quero dizer que é muito difícil produzir um currículo onde é possível levar um ser a autonomia. Melhor, eu diria que é praticamente impossível fazer isso! (pelo menos com a atual dinâmica de ensino)

A criança tem que sentir o gosto em filosofar. Quando ela percebe o que é filosofar sua atitude muda, ela aprende a escutar, percebe-se que ela reflete. Nossa função é insuflar o espírito filosófico no coração das crianças. Essa empolgação constrói um ambiente propicio a autonomia (para se filosofar é necessário ouvir com consciência). É coerente pressupor que os envolvidos mesmo sendo autônomos por imitação estejam mais próximos dessa autonomia.

Agora como se pode afirmar que construímos um autônomo ou um autômato? Ou, como afirmar que o professor está sendo democrático e justo? Como aferir que o aluno melhorou? Acredito que a única forma de avaliar isso é por uma percepção atenta ao que está em volta. Mas como aferir isso em larga escala? Se o objetivo da avaliação é compreender em que nível cognitivo a criança está, avaliar a filosofia, composta por objetivos multidisciplinares, como se avalia matemática ou uma compreensão de um texto é cometer um grande erro.

14/04/2010

ideal em sala de aula:
ninguem fala mais alto do que o necessário.
todos estao livres para ir e vir. independente de listas, imposições, avaliações...
todos se comunicam com todos, ninguem é excluido da conversa.
não gritar, não agredir, cuidar da linguagem e da postura (exemplo)
conhecer todos os alunos (para nao criar a sindrome do aluno sem rosto)
a avaliação não é critério para continuidade - não há ciclos ou etapas na educação assim como não há ciclos e etapas no desenvolvimento humano.
analisar tudo pela luz da logica - valores humanos.
priorizar a convivencia (para os intimos : TAZ)

enfim...

....


ser organizado.

ser disciplinado.

priorizar atitudes locais.

09/04/2010

Pipocas...

31/03/2010

Introdução ou Iniciação?

  1. Discutindo com meus alunos sobre a diferença dos significados (introdução x iniciação) optamos por titular nosso primeiro texto lido de iniciação (ao pensamento filosófico).

  2. ...

  3. a confiança mútua em sala de aula impede que os envolvidos se deixem levar pelo erro

  4. ...

  5. eles acham que o professor só tem que ficar escrevendo no quadro. se você fica muito tempo conversando com a sala eles logo perguntam: "prof, não vai passar nada pra gente copiar não?"

  6. ...


  7. Como situação problema escolhemos um objeto de analise comum a todos: "a convivência social na escola e a utilidade/finalidade da escola".

  8. Concordamos com um método humanista de analise (tenho por referencial vasto material sobre valores humanos).

  9. Analisamos situações que ocorrem a nossa volta e em nosso cotidiano (como mídia e relatos pessoais).

  10. Nossas discussões se dão da seguinte forma - em conjunto analisamos algum fato ou situação até chegarmos a uma conclusão, como por exemplo: mentir, em alguns casos, pode ser bom.


  11. ....

  12. hoje:
  13. Entrei numa quarta série cujo perfil é de ter opiniões bem definidas. Discutíamos sobre valores éticos e humanos, era de tarde. Sensação de cansado.
  14. Nesta sala, na semana anterior houve uma confusão em aula que quase acabou em agressão; explico: discutíamos se a atitude de um ladrão era correta (em furtar). Na sala muitos concordavam com a atitude do ladrão. Eu contra-argumentei que se isso se tornasse norma, estaríamos abrindo mão da propriedade particular, pois num extremo nada seria de ninguém. . Não houve acordo (consenso) e a aula (de 45 minutos) acabou (os últimos 07) em sermão. Não concluir a aula.
  15. Essa semana eu comecei definindo (com apoio de dicionário Ximenes e de posições pessoais) o que é bem, mal, humanidade, valor, autonomia, economia, material, espiritual. Escrevi no quadro o significado das palavras que constavam no dicionário e os alunos escreviam uma interpretação livre da palavra em seu caderno. Conceituamos valor humano a partir dessa pesquisa inicial. A aula terminou com a tentativa de desvincular "valor economico" de "valor humano". Como tarefa de casa os alunos deverão escrever exemplos de "valores humanos" no caderno.

  16. ...

  17. durante a semana eu trabalho das 7 h até as 19 h. só fico em pé, em alguns momentos, devido a dor nas pernas, eu passo um texto no quadro ...

  18. ...

  19. aluno adora levantar a mão

  20. ... tem os psicodramas (uma aluna dizendo que alguns alunos chamam os professores de pai ou mãe e que ela já tinha passado dessa fase - no alto da racionalidade de oito anos de idade...)

  21. ... tem as broncas (um aluno se negando a copiar o que estava na lousa porque toda vez eu chamava a lousa de quadro-negro, ele brigou varias vezes comigo dizendo que aquilo era lousa)

  22. ... VALOR HUMANO: sentimento que cultivamos em nosso peito de amor ao ser humano...