09/09/2010

Éos e os filhos do vento

Éos: A deusa da aurora chamava-se Éos. Era filha do Titã Hipérion e de sua irmã Téia. Éos era conhecida como a Aurora dos Dedos Rosados, por causa da coloração rósea do céu ao amanhecer. Era sua tarefa abrir todas as manhãs os portões do céu para deixar sair a carruagem do sol.

Hélios: O irmão de Éos era Hélios, o sol. Ele era representado como um belo jovem com raios de luz saindo da cabeça. Andavam numa carruagem puxada por quatro cavalos. De dia, viajava pelo céu, de leste para oeste. À noite, seguia pelo mundo subterrâneo de volta ao leste, para começar um novo dia.

Selene: A bela Selene era deusa da lua e irmã de Éos e Hélios. Apaixonou-se pelo mortal Endimião e convenceu Zeus a lhe conceder um pedido. Endimião pediu a imortalidade e Zeus fez-lhe a vontade, contanto que Edimião permanecesse adormecido para sempre. Toda noite, Selene admirava Endimião adormecido, assim como a Lua olha para Terra adormecida.

Íris: Íris era a deusa do arco-íris, além de mensageira dos deuses. Muito prestativa, servia os deuses e às vezes ajudava mortais em apuros.

Os Quatro Ventos: Os quatro filhos de Éos foram: Bóreas, o selvagem Vento Norte; Noto, o úmido e quente Vento Sul; Euro, o Vento Leste; e Zéfiro, o favorável Vento Oeste. O mais famoso deles era Bóreas, adorado pelos atenienses porque soprava de volta a frota persa invasora. Ele raptou Oritia, filha de Erecteu, rei de Atenas. Com ela, teve diversos filhos, inclusive os gêmeos Zetes e Calais. Ao morrer, os gêmeos transformaram-se em ventos de nordeste, conhecidos pelo nome de Pródromos. Zéfiro era tão selvagem quanto o irmão, o Vento Norte, mas depois sossegou, tornando-se o vento bom tão amado pelos marujos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário