Força de um deus: Hera, mulher de Zeus, teve ciúmes do caso do marido com Alcmena, que deu à luz Hécules. Por isso, colocou duas grandes serpentes no berço de Hércules, na esperança de que elas o esmagassem. Mas a criança usou sua força sobre-humana e estrangulou as cobras.
O mais famoso dos herois gregos foi Hércules (ou Héracles). Sua bravura e força não tinham igual, mas era dado a ataques de fúria. Foi o único humano a receber o dom da imortalidade. Seus feitos mais notáveis foram os Doze Trabalhos que Euristeu, rei de Tirinto, lhe deu, como penitência por ter matado sua mulher e filhos.
Os Doze Trabalhos:
1 O Leão de Neméia: Em Neméia vivia um leão de pele tão dura que nada podia perfurá-la. Hércules fez uma clava, bateu nele e estrangulo-o. Com as garras, tirou-lhe a pele, que passou a usar como proteção.
2 A Hidra de Lerna: A Hidra de Lerna era um dragão de nove cabeças. Quando uma delas era cortada, cresciam duas no lugar. Hercules foi ajudado por Iolau, seu sobrinho, que queimava cada pescoço assim que Hércules decepava a cabeça respectiva, o que impediu que crescessem outras.
3 A Corça de Cerínia: No monte Cerínia vivia uma corça com chifres de ouro – uma criatura sagrada para a deusa Ártemis. Hércules tinha de capturar a corça, mas sem machucá-la. Ele a perseguiu durante um ano, até conseguir pegá-la com uma rede, mas a corça se feriu. Hércules pôs a culpa em Euristeu, para que Ártemis se zangasse com ele.
4 O Javali De Erimanto: Essa gigantesca criatura aterrorizava o povo que vivia em volta do monte Erimanto. Hércules teve de levar o javali vivo de volta a Euristeu, que, de medo do animal, se escondeu numa urna.
5 As Estribairas de Áugias: Hércules limpou anos de esterco acumulado nas estribarias de Áugias mudando o curso de dois rios para tirar a sujeira.
6 As Aves de Estífalis: Aves que comiam carne humana estavam aterrorizando o lago Estínfalis. Hércules espantou as aves das árvores e matou-as a flechadas.
7 O Touro de Creta: Um touro que soltava fogo pelas narinas (pai do Minotauro) andava à solta pela ilha de Creta. Hércules teve de pegá-lo vivo e levá-lo para Tirinto.
8 As Éguas de Diomedes: O rei trácio Diomedes alimentava suas éguas com carne humana. Hércules matou o rei e deu-o às éguas. Depois domou-as e levou-as para Tirinto.
9 O Cinturão de Hipólita: A rainha amazona Hipólita tinha um lindo cinturão que Euristeu queria. Hércules lutou com a rainha e matou-a para pegar cinturão.
10 Os Rebanhos de Gerião: O monstro de três corpos Gerião tinha um rebanho de gado vermelho. Hércules matou os três e depois capturou todo o gado.
11 Os Pomos das Hespérides: As ninfas hespérides tinham uma árvore de maçãs de ouro. Era guardada por Ladão, dragão que Hércules matou para pegar as frutas.
12 Cérbero: O último trabalho de Hércules foi capturar Cérbero, o cão de três cabeças que guardava a entrada do inferno, e levá-lo a Tirinto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário