08/09/2010

O mensageiro Hermes

Hermes: Mensageiro dos deuses, Hermes era filho de Zeus e da ninfa Maia. Como deus responsável por tudo o que ser relacionasse com movimento, viagem, estradas, moeda e transações comerciais, aparecia sempre usando um chapéu de viajante e sandálias aladas. Na mão, levava uma varinha mágica feita de duas cobras enroscadas numa haste. Hermes tinha um lado desagradável – às vezes era portador de mentiras e falsos relatos, e podia presidir a transações suspeitas, além de negócios ilícitos.

O Cajado do Hermes: Nasceu sábio. No primeiro dia de vida pregou uma peça no irmão Apolo. O pequeno ficou atento. Quando o outro se distraiu, ele roubou todas as vacas que Apolo guardava. Como não ser apanhado? Só enganando os perseguidores. Obrigou os animais a andarem pra trás. E ele? Para apagar as próprias pegadas, calçou uma sandália feita de ramos. Não deu outra. Os que o procuravam foram pro outro lado. Quando Apolo descobriu o ladrãozinho, levou um baita susto. Era um recém-nascido. Do berço, o bebê lhe estendeu um lira que tinha acabado de fabricar com casco de tartaruga e tripas de boi. Apolo ficou fascinado. Trocou o rebanho pelo instrumento. E presenteou o irmão com um cajado de ouro. Hermes inventou muita coisa. Uma delas o alfabeto. Outra: a música. Mais outra: a astronomia. Zeus, ao ver que o garoto era tão sabido, convidou-o para ser seu mensageiro. Ele levava os recados divinos para os homens e os recados humanos para Zeus. Como isso, conheceu muitos segredos. Guardava-os tão bem que ninguém os descobria. Por isso se diz que alguma coisa está hermeticamente fechada.

Maia: Filha de Atlas e Plêione, a ninfa Maia era uma das sete Plêiades. Vivia no monte Cilene, onde ela e Zeus tiveram um caso. Assim nasceu Hermes, o Mensageiro dos deuses. Este foi o único filho de Zeus que não foi rejeitado por sua mulher Hera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário