28/09/2010

proposta de currículo para o ensino fundamental (# 02)

Eixo temático 1: Autoconsciência.

Objetivo: Desenvolver a capacidade do indivíduo a fazer PERGUNTAS;

Definição: questionamentos informativos;

Exemplo: “Eu não sei, eu pergunto, busco e corro atrás”

Habilidades:

- Adquirir informações;

- Formular perguntas de maneira precisa;

- Buscar soluções,

Atitude de Caráter: Egoísmo.

Temas: Ética, Ciências.

Avaliação: O aluno sabe se informar?

Desenvolvimento:

Eixo temático 2: Sentimentos: valorização da vida e de si mesmo/Ética.

Objetivo: Desenvolver a capacidade do indivíduo a produzir AMBIVALÊNCIAS;

Definição: questionamentos emocionais;

Exemplo: “Mas se isso é assim... então aquilo não deveria ser assado?”

Habilidades:

- Compreensão de si e do outro (os limites, onde termina o que é meu e começa o outro)

- Tolerância: percepção de outras visões de mundo. Delimitação de mundo. Aceitação.

- Regras, direitos e deveres, valores humanos e sociais.

- Saber quando evitar e quando tolerar ambigüidades.

- Analisar valores.

Atitude de Caráter: Altruísmo.

Temas: Valores Humanos, Direitos Humanos, Constituição.

Projeto Pedagógico: Como melhorar a convivência em sala de aula?

Avaliação: O aluno sabe conviver com o outro?

Desenvolvimento:

Eixo temático 3: Iniciação ao pensamento Racional.

Objetivo: Desenvolver a capacidade do indivíduo a produzir DÚVIDAS;

Definição: questionamentos intelectuais;

Exemplo: “será?...” “sempre que é questionado o por quê? das coisas”

Habilidades:

- Investigação;

- Dar razões;

- Saber operacionalizar o conhecimento;

- Imaginação; Curiosidade; Reflexão.

Atitude de Caráter: Investigativo.

Temas: Política, Ciência, Mitologia, Teoria do Conhecimento.

Iniciação Cientifica: Como é fazer uma investigação?

Avaliação: O aluno sabe questionar o que existe?

Desenvolvimento:

Eixo temático 4: Incitação à Filosofia.

Objetivo: Desenvolver a capacidade do indivíduo a fazer PARADOXOS;

Definição: questionamentos espirituais;

Exemplo: “Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?” - é uma pergunta retórica, destinada meramente a preservar a interrogação sem a intenção de encerrar a indagação proposta.

Habilidades:

- Autonomia.

Atitude de Caráter: Introspectivo.

Temas: Filosofia, Economia, Ética, Metafísica,

Iniciação Cientifica: “Como os antigos explicavam do que era feito o mundo?”

Avaliação: O aluno entende o que busca?

Desenvolvimento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário