Eixo temático 1: Autoconsciência.
Objetivo: Desenvolver a capacidade do indivíduo a fazer PERGUNTAS;
Definição: questionamentos informativos;
Exemplo: “Eu não sei, eu pergunto, busco e corro atrás”
Habilidades:
- Adquirir informações;
- Formular perguntas de maneira precisa;
- Buscar soluções,
Atitude de Caráter: Egoísmo.
Temas: Ética, Ciências.
Avaliação: O aluno sabe se informar?
Desenvolvimento:
Eixo temático 2: Sentimentos: valorização da vida e de si mesmo/Ética.
Objetivo: Desenvolver a capacidade do indivíduo a produzir AMBIVALÊNCIAS;
Definição: questionamentos emocionais;
Exemplo: “Mas se isso é assim... então aquilo não deveria ser assado?”
Habilidades:
- Compreensão de si e do outro (os limites, onde termina o que é meu e começa o outro)
- Tolerância: percepção de outras visões de mundo. Delimitação de mundo. Aceitação.
- Regras, direitos e deveres, valores humanos e sociais.
- Saber quando evitar e quando tolerar ambigüidades.
- Analisar valores.
Atitude de Caráter: Altruísmo.
Temas: Valores Humanos, Direitos Humanos, Constituição.
Projeto Pedagógico: Como melhorar a convivência em sala de aula?
Avaliação: O aluno sabe conviver com o outro?
Desenvolvimento:
Eixo temático 3: Iniciação ao pensamento Racional.
Objetivo: Desenvolver a capacidade do indivíduo a produzir DÚVIDAS;
Definição: questionamentos intelectuais;
Exemplo: “será?...” “sempre que é questionado o por quê? das coisas”
Habilidades:
- Investigação;
- Dar razões;
- Saber operacionalizar o conhecimento;
- Imaginação; Curiosidade; Reflexão.
Atitude de Caráter: Investigativo.
Temas: Política, Ciência, Mitologia, Teoria do Conhecimento.
Iniciação Cientifica: Como é fazer uma investigação?
Avaliação: O aluno sabe questionar o que existe?
Desenvolvimento:
Eixo temático 4: Incitação à Filosofia.
Objetivo: Desenvolver a capacidade do indivíduo a fazer PARADOXOS;
Definição: questionamentos espirituais;
Exemplo: “Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?” - é uma pergunta retórica, destinada meramente a preservar a interrogação sem a intenção de encerrar a indagação proposta.
Habilidades:
- Autonomia.
Atitude de Caráter: Introspectivo.
Temas: Filosofia, Economia, Ética, Metafísica,
Iniciação Cientifica: “Como os antigos explicavam do que era feito o mundo?”
Avaliação: O aluno entende o que busca?
Desenvolvimento:
Nenhum comentário:
Postar um comentário